quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ANIMAIS | MANBA NEGRA

Dendroaspis polylepis by Bill Love.jpgA Mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma das cobras mais venenosas do continente africano. O seu tamanho pode varriar entre os 2,5 m e os 4,5 m. É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20 km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas. 

Ao contrário das outras espécies do mesmo género, vive a maior parte do tempo no solo, mas pode escalar árvores com facilidade. A sua dieta consiste de pequenos mamíferos e aves. Possui um veneno neurotóxico, que causa paralisia. Com o veneno da mamba negra a vítima pode morrer em menos de 20 minutos. Sem um rápido e eficiente tratamento a sua mordedura é fatal em 100% dos casos.

No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta é de 12 anos.
A mamba-negra não tem este nome devido à cor do seu corpo, já que tem uma cor acinzentada (variável), mas ao interior preto da sua boca, que ela exibe em sinal de ameaça. Ao contrário do que por vezes se diz, não ataca voluntariamente o homem. No entanto, torna-se ferozmente agressiva ao sentir-se ameaçada.
Sintomas: Formigamento na região da picada e nos lábios, logo em seguida visão dupla, depois o corpo paralisa, ocorrem convulsões e por fim a morte.

Esta cobra pode ser encontrada na África do Sul, Quénia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.

Fonte: Wikipedia e Jardim Zoológico de Lisboa
Questão: O que torna esta serpente tão especial?

Sem comentários:

Enviar um comentário