sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ENTREVISTA à autora ANA RIBEIRO "que nos afirma que:...

 ..."FELIZ É AQUELE QUE ENCONTRA A FELICIDADE NOS LIVROS QUE ESCREVE" 


MBC – Fala-nos um pouco de ti, quem é a Ana Ribeiro?
AR - Nasci em Maio de 1987, tenho 31 anos, vivo desde sempre na cidade de Chaves. Licenciei-me em Análises Clínicas e Saúde Pública; mas, infelizmente, não exerço. Adoro ouvir música, ver um bom filme, fotografar, escrever e tenho um fascínio por gatos.
Publiquei o primeiro livro em 2011, uma colectânea de poesia autobiográfica intitulada “Diário de uma Vida”

MBC - O que te motivou a começar a escrever?
AR - Sempre me lembro de gostar de escrever, principalmente porque sempre fui tímida e reservada; daí que, a escrita era o meu refúgio e a minha forma de comunicar com os outros. Escrevi diários pessoais desde a adolescência até aos vinte e poucos anos e foi isso que fez crescer o bichinho da escrita. No entanto, apenas em 2009, a um ano de me licenciar é que comecei a levar a escrita a sério, quando mostrei alguns poemas meus a um amigo que lançou a ideia de os publicar em livro.

MBC – Abraçaste esta aventura que é ser-se uma jovem autora no nosso país onde só os nomes conhecidos têm tendência em singrar como consegues dar-te a conhecer?
AR - Tenho tentado tirar o máximo de partido das redes sociais (Facebook e Instagram) e do meu blogue:
EscreViver”(http://escreviverbyanaribeiro.wordpress.com) que criei em 2013.

MBC – Fala-nos um pouco sobre o teu livro “Um amor inexplicável “?”
AR - Foi publicado em 2015 pela editora Capital Books e foi o meu romance de
estreia. Conta a história de João Pedro, um jovem cheio de vida, aficionado pelo surf e por música que quando menos espera vai descobrir que tem uma leucemia. É uma história sobre a luta de um jovem contra o cancro e também sobre o amor em diagnósticos como este. Seriam capazes de amar o João Pedro?

MBC – E sobre “Ao teu lado”
AR - Este livro, publicado pela Pastel de Nata (chancela Capital Books), em 2017, nasceu de um desafio que me foi feito em 2011 durante uma participação minha numa feira do Livro organizada pelo grupo de Bibliotecas Escolares de Chaves, para sair da minha zona de conforto (a poesia) e aventurar-me na prosa. Na altura senti-me renitente em aceitar porque tinha editado o primeiro livro há uma semana, não tinha experiência em prosa e sabia que a prosa é um género mais exigente: pontuação, contextualização do enredo, personagens, construção frásica etc. No entanto, a paixão pela escrita falou mais alto e decidi aceitar.
Trabalhei neste livro entre 2011 e 2017, é uma história que nos fala das diferenças entre duas crianças e da forma como vão ultrapassar essas mesmas diferenças para serem grandes amigos. Como sou apaixonada por romances, o amor também estará presente.


MBC – Quantos livros já escreveste e para que idades se adequam? Queres falar-nos deles?
AR - Já escrevi três livros: “Diário de Uma Vida” (colectânea de poesia), publicada em 2011 pela editora Mosaico de Palavras, resultado da ideia do amigo que vos falei. “Um Amor Inexplicável”, publicado em 2015 e “Ao Teu Lado” publicado em 2017.

MBC – Também escreves contos?
AR - Sim. Todas as semanas podem ler, às Sextas-feiras, no meu blogue, um pequeno conto. Participei em duas competições de escrita organizadas pelo escritor Pedro Chagas Freitas: uma de poesia e outra de prosa e foi durante a de prosa que nasceu a ideia de escrever alguns contos e publicar no meu blogue.




MBC – A tua página está bem recheada de frases tuas, infelizmente a meu ver pouco divulgadas, como pensas conseguir atingir um público mais vasto num pais tão pequeno como o nosso e que infelizmente só dá valor muitas vezes imerecido a nomes conhecidos?

AR - Através de conteúdo diversificado dos meus livros: frases, excertos, vídeos, curiosidades. Do conteúdo do meu blogue com várias rubricas e das minhas frases que foi uma ideia recente e me parece que teve algum resultado.




MBC – Neste novo ano tens mais algumas surpresas preparadas?
AR - Neste momento encontro-me a preparar a segunda parte do meu Ao Teu Lado. Na Amazon não me foi possível publicar o livro todo. Publiquei a primeira parte em Agosto de 2017 em versão física e ebook. E a segunda virá ainda este ano. Tenho também algumas ideias para novos livros, voltar a sair da minha zona de conforto (agora a prosa) e experimentar escreve algo juvenil de aventuras.

MBC – Onde é que os leitores podem adquirir os teus livros?
AR - Neste momento apenas se encontra à venda o livro “Ao Teu Lado”, podem encomendar por email: anafdias5@hotmail.com ou através da página de Facebook do livro: Facebook.com/aoteuladobook.

MBC – Queres deixar-nos os teus contactos nas redes sociais para que os leitores possam seguir o teu trabalho?
AR - Página de autora: Facebook.com/anaribeiroautora
Instagram de autora: instagram.com/anaribeiroautora
Página do último livro: Facebook.com/aoteuladobook
Página do primeiro livro: Facebook.com/diariodeumavidabook
Página do segundo livro: Facebook.com/umamorinexplicávelbook

MBC – Que conselhos gostarias de deixar aos novos escritores?
AR - Hoje em dia, a mercado editorial é constituído maioritariamente por editoras Vanity Press para as quais os nossos livros não passam de um simples número. São editoras que apenas pretendem publicar muitos livros e ganhar dinheiro à custa dos manuscritos dos jovens autores, e a qualidade do trabalho efectuado: quer em revisão, quer em fazer chegar o livro ao mercado nem sempre é satisfatório e revela pouco rigor. Não paguem para publicar, pois ficam dependentes da editora. Falo-vos por experiência própria. Experimentem primeiro uma edição de autor onde apenas pagam pelos exemplares que pretendem vender, controlam toda a edição e não precisam de andar sempre a pedir relatórios e pagamentos a ninguém.
Não ofereçam o vosso trabalho.



O meu especial agradecimento à autora Ana Ribeiro por nos provar que apesar dos mais diversos obstáculos que a vida nos coloca pela frente para nos testar quando queremos atingir os nossos sonhos só temos que seguir em frente e nunca desistir.

Texto: MBarreto Condado
Fotos: disponibilizadas pela autora



Sem comentários:

Enviar um comentário