quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

LITERATURA / Mariposa de YUSRA MARDINI / GRUPO SAÍDA DE EMERGÊNCIA



Sinopse:

A história inspiradora da jovem que fugiu da Síria, salvou vidas no Mediterrâneo e competiu nos Jogos Olímpicos. 
Yusra Mardini abandonou a Síria em 2015, com apenas 17 anos, depois de uma bomba destruir o telhado da piscina onde costumava treinar. Juntamente com a irmã mais velha, embarcou num bote sobrelotado de refugiados em direção à costa da Turquia. Quando a embarcação se começou a afundar, Yusra tomou uma decisão arrojada que mudou a sua vida e salvou os restantes passageiros: atirou-se ao mar para fazer avançar o bote até à costa de Lesbos. A viagem durou várias horas.
Mariposa conta a história da jovem Yusra, da Síria devastada pela guerra até aos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, onde competiu na recém-formada Equipa Olímpica de Refugiados e realizou o seu sonho de se tornar nadadora olímpica. Ao contar a sua história, a jovem demonstra-nos que os refugiados são pessoas comuns em circunstâncias extraordinárias, que fogem das suas casas para não morrerem dentro delas.


Biografia:

Yusra Mardini nasceu em Damasco, na Síria. Em 2015 fugiu do seu país quando se tornou demasiado perigoso viver numa cidade devastada pela guerra. Participou nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, integrada na Equipa Olímpica de Refugiados, e é Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Vive em Berlim, onde continua a treinar e a participar em competições internacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário