quinta-feira, 3 de março de 2016

[Turismo - BTL Lisboa] Extremadura espanhola e Setúbal de mãos dadas no turismo

O concelho de Setúbal e a Junta da Extremadura de Espanha estiveram hoje de manhã juntos na apresentação do acordo de colaboração para o desenvolvimento de parcerias no setor do turismo 


A região de turismo de Lisboa encheu-se esta manhã de quinta-feira, de convidados portugueses e espanhóis que assistiram ao lançamento de um acordo que irá ligar a região da Extremadura espanhola ao concelho de Setúbal no setor do turismo.

Antes das intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal e diretor-geral de Turismo da Junta de Extremadura, ainda houve tempo para uma apresentação de uma nova oferta turística que vai ligar várias regiões da Extremadura espanhola à cidade de Setúbal, passando ainda por várias regiões de Portugal.

O novo produto chama-se “Da Montanha ao Mar!” e visa ser uma rota motard que segundo os promotores já é um êxito na procura dos turistas de ambos os lados da fronteira. A ligação às duas regiões, é feita através de motos e tenta ir à descoberta de algumas das melhores sugestões paisagísticas, culturais e gastronómicas ao longo de todo o percurso que dura cerca de oito dias.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, na sua intervenção realçou a importância que teve a parceria ibérica que une os dois países e em especial a Extremadura espanhola e a cidade de Setúbal, a edil salientou que <<temos hoje perfeito entendimento mútuo, com diálogo permanente, intercâmbios comerciais e investimento empresarial em ambos os sentidos>>.

A presidente setubalense destacou ainda a proximidade das duas regiões que favoreceu em parte todo o trabalho que foi desenvolvido no Festival de Vinhos que a cidade realizou e a partir dessa altura foi todo esse trabalho discutido com os parceiros espanhóis que apostam na potencialidade competitiva da parceria de colaboração.

<<Projetos que queremos que tenham especial enfoque na criação de circuitos e rotas turísticas e na realização de ações de dinamização e de promoção da oferta turística e cultural que caracterizam as duas regiões>> salientou.

Já do lado espanhol, o diretor-geral de Turismo da Junta de Extremadura, Francisco Martín Simón, frisou que <<apresentar juntamente com Setúbal uma rota motard que unirá os territórios, além de ser uma excelente ideia, não é mais do que uma metáfora do que é, foi e sempre será o excelente entendimento, cooperação e trabalho em comum entre dois territórios acostumados a lutar e a trabalhar muito para alcançar os seus objetivos>>, para o alto responsável do turismo da Extremadura o importante é que consigam dar alento a empresas empreendedoras como o caso dos dois promotores turísticos que se uniram e trabalharam numa rota que vai ligar os dois territórios em oito dias de viagem por mota.

<<Esta é uma rota que unirá Setúbal e a Extremadura, mas, evidentemente, já é algo mais. Essa rota é o produto do impulso dado em empreendedorismo privado e também o impulso ao trabalho realizado entre a Junta da Extremadura e a cidade portuguesa de Setúbal>>, sublinhou.

No final da iniciativa houve lugar a uma degustação de produtos regionais da cidade de Setúbal e da região espanhola.

Artigo publicado em parceria com Diário do Distrito

Sem comentários:

Enviar um comentário