terça-feira, 1 de março de 2016

[Música] Talkfest está em Lisboa

O fórum sobre festivais de música está em Lisboa a partir de quinta-feira


A relação entre os festivais e o turismo, as questões de segurança ou de financiamento vão estar em discussão no quinto fórum internacional Talkfest que estará em Lisboa já esta quinta-feira.

Este ano, o Talkfest transita do Instituto Superior de Economia e Gestão  para o centro de reuniões da FIL, em Lisboa, este ano o Talkfest coincide com a BTL – Feira Internacional de Turismo, o fórum vai abordar questões sobre qual a importância atual dos festivais de música no turismo, com dois dias de debates, seminários, conferências, apresentações científicas, feira de emprego e concertos.

O Talkfest, o único fórum dedicado exclusivamente à discussão sobre o panorama dos festivais de música em Portugal, contará este ano com produtores, jornalistas, diretores de festivais, responsáveis da Proteção Civil, diretores de comunicação de empresas associadas a festivais, gestores e músicos.

O fórum abrirá com o debate sobre financiamento, patrocínios e receitas próprias dos festivais, contando com outros painéis sobre a importância da notoriedade de uma marca associada a um evento, da cobertura por media online, a internacionalização da música, o envolvimento do turismo, a segurança e os sistemas de vigilância nos recintos.

Durante o Talkfest será ainda apresentada uma nova edição do "perfil do festivaleiro", que traça um retrato dos espectadores dos festivais de verão com base em inquéritos.

De acordo com dados preliminares adiantados à Lusa, os frequentadores de festivais gastaram entre 10 a 20 euros, frequentaram em média 2,7 festivais por ano e a maioria já foi ou tenciona ir a eventos de música no estrangeiro.

No âmbito do Talkfest serão ainda atribuídos, na quinta-feira, os Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha e que contam este ano com a primeira edição.
Estes prémios reconhecerão os festivais em quase vinte categorias, abrangendo a dimensão, a sustentabilidade, o melhor cartaz e o melhor concerto, a cobertura mediática ou as infraestruturas.

Na categoria de melhor festival de grande dimensão, por exemplo, entre os dez nomeados estão apenas três eventos portugueses: O Festival Músicas do Mundo de Sines, o Musa Cascais e o FFM RFM.

As atuações dos Buraka som Sistema no Sudoeste, dos Clã nos Bons Sons, de Manel Cruz no Primavera Sound do Porto, de The Legendary Tigerman em Paredes De Coura e dos Xutos e Pontapés no Sol da Caparica estão nomeadas para melhor concerto ibérico.

Na cerimónia de entrega dos prémios atuarão os músicos João Gil, noiserv e Marisa Liz & Tiago Dias (Amor Electro).

Em parceria com o Talkfest, o Musicbox acolherá na quinta-feira concertos de Tó Trips, Benjamim e Pista.

Toda a programação pode ser consultada em talkfest.eu.

Artigo publicado em parceria com Diário do Distrito

Sem comentários:

Enviar um comentário